BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

09/05/14 - Aeroporto começa a operar ainda em 2014


O Aeroporto Regional do Planalto Serrano deve estar homologado e estará apto para atender às demandas da região ainda em 2014. Quem afirma é o diretor de transportes da Secretaria Estadual de Infraestrutura, José Carlos Muller Filho.

As obras do aeroporto iniciaram há 12 anos e, em meio à morosidade das liberações necessárias para uma obra pública, hoje ainda está longe de ser concluído. Dentre o que ainda está em execução, está a implementação dos auxílios ao pouso e a navegação aérea.

Segundo Muller, há uma obra conveniada com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) já contratada, mas o contrato está paralisado para atendimento de adequações ao projeto solicitadas pela Secretaria. “Mas são análises que são normais pelo grau de exigência das normas pertinentes ao sistema de tráfego aéreo”, comenta.

Acesso
Segundo Muller, os serviços do acesso ao Aeroporto, as vias internas de serviço e o estacionamento de veículos estão contratados, decorrentes de um convênio assinado com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). As obras estavam paralisadas mas foram retomadas no final de janeiro. O prazo de execução é para o final deste ano.

A rede elétrica já foi feita, contudo, falta fazer a ligação da energia de alta-tensão, das margens  da BR-116 à casa de força no aeroporto. “Isto será resolvido pelo Estado, juntamente com a Celesc. Será licitado o grupo gerador e o transformador do aeroporto para estarem instalados até o final de 2014”, completa.

Aeroporto Regional do Planalto
Histórico
Tendo em vista a necessidade de um novo aeroporto que atenda com eficiência a Serra Catarinense, em 1997 surgiu a ideia da construção do Aeroporto Regional do Planalto Serrano. Depois de realizados estudos, da liberação por parte do Ministério da Aeronáutica e do Departamento de Aviação Civil. Em julho de 2002 a empresa Sul Catarinense, vencedora da licitação, recebeu a ordem de serviço para iniciar a construção do aeroporto. Um ano depois, as obras foram paralisadas por falta de repasse de verbas por parte do Governo Federal. Depois de serem paralisadas e retomadas em diversas ocasiões, as obras estão mais uma vez paradas.

Serviços já executados
Pista de pouso e decolagem, saída e pátio de manobras de aeronaves; Terminal de Passageiros; Seção de Contra Incêndio; subestação (estrutura de obra civil); rede de água, esgoto, energia e telefonia.

O que está sendo feito
Estacionamento; vias internas de serviço; acesso da BR-116; ligação da rede elétrica de alta-tensão; aquisição dos equipamentos internos do Terminal de Passageiros, de uma viatura de combate a incêndio aeronáutico e de equipamentos para auxílio de pouso e navegação (como balizamento noturno).

Custos
Os recursos investidos estão na ordem de R$ 38 milhões, aproximadamente. Neste ano, fora os contratos que estão em execução, deverão ser investidos outros R$ 5 milhões.

Fonte: Correio Lageano - Foto: Núbia Garcia