BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

08/02/14 - Voo diário para São Paulo prestes a se tornar realidade em Lages

Voo diário para São Paulo prestes a se tornar realidade em Lages

Em reunião na manhã desta quinta-feira (06), em Brasília (DF), o prefeito Elizeu Mattos recebeu a confirmação que falta bem pouco para Lages ter um voo regular diário com São Paulo. O encontro, que teve a presença do diretor Institucional da Azul Linhas Aéreas, Victor Rafael Rezende Celestino, e João Carlos Grando, representando o senador Cassildo Maldaner, foi agendado pelo senador e ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e serviu justamente para que o diretor da empresa de aviação prestasse informações sobre o voo diário de Lages a São Paulo.

Todas as alterações e adaptações do projeto solicitadas após visita da equipe técnica da Azul ao aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo, feitas no ano passado, foram prontamente atendidas. Por conta da agilidade e profissionalismo por parte da atual administração, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em menos de quatro meses, aprovou o projeto. “Todos os investimentos feitos, como a melhoria na infraestrutura, bem como a qualificação técnica dos profissionais, também merecem elogios”, ressaltou Celestino.

Aguardando sinal verde

O diretor Institucional da Azul Linhas Aéreas, Victor Rafael Rezende Celestino, afirmou que a empresa aguarda apenas a sinalização do governo federal, que já incluiu Lages noprograma de incentivos aos aeroportos regionais dentro do Plano Regional de Aviação do Programa de Investimento em Logística, para que Lages conte com voos diários. “Aguardamos apenas o ‘ok’ na liberação dos subsídios. Assim que for autorizado Lages será o primeiro município a ser contemplado”, garantiu.

Elizeu disse que vai buscar esse “ok” o quanto antes. De acordo ele, o senador Luiz Henrique se comprometeu em ir pessoalmente conversar com a presidenta Dilma Rousseff, com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, para agilizar processo.

Luiz Henrique tem uma grande amizade com o diretor da Azul.  “Quando governador, foi o grande incentivador da vinda da empresa aérea para Santa Catarina, sendo, inclusive, o responsável pela criação de benefícios às empresas de aviação no combustível para abastecimento das aeronaves”, lembrou o prefeito. “Tudo nos leva a crer que estamos a um passo de a Azul operar em Lages. Tudo o que podíamos fazer, com o apoio dos nossos senadores, bem como da ministra Ideli Salvatti, fizemos, então agora é aguardar a confirmação da liberação dos subsídios por parte do governo federal”, finalizou Elizeu, que retornou a Lages nesta sexta-feira com mais uma missão cumprida em Brasília.

Segundo diretores da Azul, a região tem total viabilidade de voo, visto que no entorno soma-se uma população que chega perto dos 800 mil habitantes que vai do Alto Vale (Rio do Sul, SC) a Vacaria (RS), São Joaquim a Caçador, no Meio-Oeste catarinense

Empresários felizes com a notícia

A notícia de que falta bem pouco para Lages ter um voo comercial regular com São Paulo foi bem recebida pelos empresários da cidade, que afirmam enfrentar grandes dificuldades justamente pela falta de conexão aérea. Exemplo disso são as palavras do presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Luiz Spuldaro. “Tomara Deus que se viabilize, pois há muito tempo buscávamos ter essa linha aérea nos ligando com São Paulo”, comentou. Hoje os empresários precisam se deslocar até Florianópolis, causando perda considerável de tempo.

Já para o diretor da GTS do Brasil, Assis Strasser, a abertura do voo regular vai inclusive ajudar na expansão de novos mercados para a sua empresa, pois facilita o rápido deslocamento para todo o Brasil e até para o exterior. “Sem falar que não precisar mais ir até Florianópolis para pegar um avião, já facilita”, disse Strasser. O empresário Luiz Figueiredo, da Lafi Cosméticos, tem opinião semelhante. “Será muito bom contar com voo regular para São Paulo, pois perdemos muito tempo para nos deslocarmos até Florianópolis. Sem dúvida tornará mais ágil a realização de novos negócios”, aposta.  
Fonte: Correio Lageano