BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

16/07/13 - Irregularidades no aeroporto joaquinense

Irregularidades no aeroporto joaquinense

Secretaria de Infraestrutura do Estado afirma que a pista foi reparada e aguarda o laudo do 5º Comando Aéreo Regional.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou  à Secretaria de Estado de Infraestrutura de Santa Catarina que encaminhe ao 5º Comando Aéreo Regional (5º Comar), do Ministério da Defesa, proposta técnica para corrigir as irregularidades das obras de ampliação e pavimentação na pista de voo do Aeroporto do município de São Joaquim.

A decisão foi tomada após representação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), que noticiou possíveis irregularidades no empreendimento, ainda não utilizado, que é financiado em parte pela União e em parte pelo governo do estado.

O 5º Comar deverá comunicar ao TCU as medidas tomadas com o objetivo de corrigir as irregularidades.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, os reparos na pista do aeroporto foram feitos e o 5º Comar fez a vistoria. A secretaria aguarda o relatório do 5º Comar confirmando que as alterações foram feitas e assim poder enviar o documento ao TCU.

O convênio foi firmado entre o Ministério da Defesa, por meio do 5º Comar, e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de sua Secretaria de Infraestrutura. O valor total é de R$ 4,9 milhões.

O TCU monitorará, o cumprimento das determinações corretivas realizadas. O relator do processo é o ministro-substituto Marcos Bemquerer Costa.

As falhas

As falhas mais graves detectadas correspondem a problemas de segregação na base com brita graduada. Descumprimento da espessura mínima da pavimentação do pátio, existência de ondulações na pista, trincamento causado pelos rolos de compactação e deficiências no controle geométrico da superfície.

Fonte: Correio Lageano - Foto: Arquivo Correio Lageano