BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

13/02/14 - Aeroporto de Lages recebe 70 aeronaves em média por mês

Aeroporto de Lages recebe 70 aeronaves em média por mês

Mesmo sem a existência de uma linha de voos comerciais, se engana quem pensa que o Aeroporto Federal Antonio Correia Pinto de Macedo, em Lages, está parado. Em 2013, foram registrados 70 pousos e decolagens por mês, em média.

O aeroporto recebe diariamente aeronaves de táxi aéreo, aviões particulares, aviação executiva e transporte de órgãos para transplante. “Equipes vêm de Curitiba buscar os órgãos aqui. Muitas vezes há movimento à noite por causa dos órgãos”, informa o diretor de terminais da Secretaria de Meio Ambiente, Antonio Polese.

Para ele, ainda existe a impressão, por parte da população que o aeroporto está fechado.  “Exemplo disso foi a licitação para a instalação de uma lanchonete. Ninguém participou. Acham que não tem clientela”, explica. Nos finais de semana, se concentra o maior movimento, graças às atividades do aeroclube. “Há dias que chega a ter cinco, até sete aviões na pista”, afirma.

O terminal segue as normas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Falta apenas a Anac vir fazer uma vistoria final, porque foram feitas algumas pequenas adequações, mas estamos sempre preparados para operar”, afirma. Hoje o local conta com quatro funcionários e a Secretaria de Meio Ambiente realiza a limpeza e manutenção.

Aeroclube: Os hangares do aeroporto guardam 12 aeronaves de empresários lageanos e do Aeroclube de Lages, que hoje se dedica ao desenvolvimento dos esportes aéreos, como o aeromodelismo e paraquedismo.

A empresa Justfly oferece cursos de pilotagem de aviões privados, comerciais, instrutor de voo, comissário de bordo e mecânico de aeronaves. “Antes era o Aeroclube que fornecia os cursos. Mas a Anac exigiu a profissionalização desse serviço, com a contratação de profissionais. Então a escola assumiu o serviço”, explica o administrador do aeroporto Klaus Klinger.

Táxi aéreo lageano se prepara para decolar

Está em construção o hangar que vai abrigar a empresa de táxi aéreo lageana. O diretor comercial da BTA Avião Comercial, João Jorge Fernandes Junior, informa que além de oferecer voos fretados para qualquer destino do país, poderá ofertar voos semanais para destinos como São Paulo, Curitiba ou Porto Alegre, de acordo com a demanda. “Funciona igual uma linha aérea comercial, só que a frequência é menor”, explica.

Outra função do táxi aéreo, é abrigar aeronaves de terceiros que pousem em Lages em seu hangar, “Qualquer aeronave que vier visitar a cidade vai poder guardar o seu avião na estação de serviço. Teremos capacidade para abrigar qualquer jato comercial em funcionamento no Brasil hoje”, acrescenta.

A previsão é que a empresa comece a operar até o final do primeiro semestre. “Esse serviço é importante, porque empresários e usuários buscam otimizar o seu tempo. O que se gasta com transporte, acaba sendo um tempo perdido”, analisa.
 Fonte: Correio Lageano - Foto: Joana Costa