BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

20/03/13 - Obras de terraplanagem avançam

Obras de terraplanagem avançam

As obras de terraplanagem do acesso do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, na Serra, estão com 50% dos serviços concluídos. A informação é de funcionários da CCL, responsável pelos serviços. Atualmente, cerca de 10 máquinas, entre motoniveladoras e caçambas, trabalham no local.

O acesso terá 1,2 Km e vai ligar o terminal de passageiros até a BR-116. As obras iniciaram em fevereiro e terão um custo de mais de R$ 4 milhões. O cronograma prevê a implantação de uma rótula na rodovia, terraplanagem, drenagem e pavimentação asfáltica que liga a estrada ao terreno do aeroporto, além do asfaltamento do pátio de estacionamento.

Além da terraplanagem, está em andamento a instalação do Papi (equipamento que orienta aeronaves no momento do pouso) e da iluminação noturna. A expectativa é que o aeroporto comece a operar ainda este ano, conforme estima o prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster. A esteira de bagagem será instalada somente depois de o acesso ser concluído.

A construção do aeroporto sempre foi uma bandeira do Correio Lageano. A luta começou em 10 de maio de 2001, quando a então presidente do conselho da Acil e diretora do CL, Isabel Baggio, e uma comitiva, entregaram ao então governador Esperidião Amin o projeto de construção do aeroporto. A obra é considerada um importante mecanismo no desenvolvimento da Serra.

Fonte: Correio Lageano - Foto: Adecir Morais

20/03/13 - Ainda sem definição para voos regulares no aeroporto de Lages

Ainda sem definição para voos regulares no aeroporto de Lages

Brava quer operar em no máximo 15 dias, mas depende da Anac para iniciar as atividades

O aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo já passou pelas adequações exigidas pela Agência Nacional de Viação Civil (Anac), uma empresa de linhas aéreas já demonstrou interesse em começar a operar em Lages e, mesmo assim, ainda não há previsão para que sejam retomados os voos regulares em Lages. O início das operações já foram anunciados e adiados diversas vezes desde o final do ano passado.

Os últimos entraves apontados no início do mês como motivo do novo adiamento para o início dos serviços, foram problemas de estruturas nos aeroportos de São Miguel d’Oeste e Concórdia, que fazem parte das escalas dos voos previstos para passarem por Lages.

De acordo com o  diretor de terminais do Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, Antônio Polese, este impasse já foi solucionado. “Eram pequenos problemas operacionais, eles não tinham o plano de emergência, mas já se adequaram e estão preparados”, explica.

Segundo ele, a Brava Linhas Aéreas informou que houve mudança nos horários de saída dos voos de Porto Alegre, por isso precisou enviar uma nova solicitação para a Anac na última semana. A rota prevista tem saída de Porto Alegre, passa por São Miguel d’Oeste, Concórdia e Lages até chegar ao destino final, que é Florianópolis.

A rota contrária, iniciando na capital catarinense e encerrando na capital gaúcha, também está prevista. Polese ressaltou que as exigências para que o Aeroporto de Lages entrasse em funcionamento já foram atendidas, tanto que o local está operando normalmente com voos particulares.

Em entrevista ao Correio Lageano, o diretor de Planejamento da Brava Linhas Aéreas, Jefrrey Kerr, garantiu que a empresa vai operar em Lages. Ele não precisou uma data para que isto aconteça, mas comentou que podem começar num prazo máximo de 15 dias.

“O processo para que iniciemos os trabalhos está fluindo, tanto que já elegemos um representante local da empresa e já providenciamos o envio (de Porto Alegre para Lages) de equipamentos como as escadas para embarque e desembarque do avião e os carrinhos para transporte de bagagem”, afirma.

Anac está avaliando situação dos horários de operação

A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a Brava Linhas Aéreas apresentou duas solicitações de inclusão de voos (Horário de Transporte – Hotran)  para Lages. A nova solicitação foi apresentada no último dia 15 de março e a Anac tem até o dia 1 de abril para apresentar um parecer. Caso o pedido seja aprovado, as operações podem iniciar nesta data.

O órgão informou por e-mail, que “a Agência, juntamente com o operador aeroportuário e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) analisam o pedido e pode autorizá-lo ou não”. Foi informado ainda que as condições do aeroporto de Lages serão verificadas no decorrer do processo de análise do voo.

Os pedidos apresentados se referem a dois voos que aconteceriam de segunda-feira a sexta-feira, cada um com disponibilidade para 19 passageiros. Um dos voos sairia de Lages, às 11h56min, com escala em Concórdia. O outro, partiria para Florianópolis, às 9h24min.

A assessoria de imprensa da Anac informou ainda que a Brava já havia solicitado operar no aeroporto de Lages, entretanto, devido às restrições relacionada à infraestrutura do aeroporto, os voos não foram autorizados.

Fonte: Correio Lageano - Foto: Núbia Garcia