BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

20/11/12 - Aeroporto de Lages será vistoriado no final deste mês

Aeroporto de Lages será vistoriado no final deste mês

No próximo dia 26, o comandante, major Claudinei Tomio, do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) estará em Lages para fazer a última vistoria no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo. O local que passou por revitalização completa ainda não tem data definida para começar a operar. Foi investido R$ 1,5 milhão do Governo do Estado no recapeamento da pista e mais R$ 400 mil da prefeitura que recuperou a estrutura do terminal de passageiros.

O agendamento da inspeção aconteceu há 60 dias e os 49 itens não conformes de acordo com as determinações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) já foram adequados. Os últimos itens como a instalação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), a colocação da grade de proteção dos geradores de energia e a troca da antena foram realizadas.

Esta será a primeira vez em que o aeroporto estará pronto para a liberação dos voos regulares. Porém, como a vistoria acontece somente no final do mês, não haverá tempo hábil para que a empresa que ficará responsável pelos voos se instale na cidade e comece a operar ainda em novembro.

A vinda do técnico será bancada pela Associação Empresarial de Lages (Acil), que pagará todas as despesas e diárias do comandante. “Queremos que os voos comecem o quanto antes, mas nosso foco é para São Paulo, não temos interesse em voos para o Oeste do Estado ou para Florianópolis. Estamos colaborando com a prefeitura no que está ao nosso alcance”, ressalta o presidente da Acil, o empresário Luiz Spuldaro.

Ele lembra, ainda, que a falta de voos para São Paulo restringe a vinda de emresários para a cidade, principalmente em eventos como a Expolages, Festa do Pinhão, entre outros.

Questionado sobre a demanda de passageiros, Spuldaro comenta que ela existe, mas que os horários precisam ser compatíveis. “Alguns empresários viajam semanalmente para São Paulo, mas precisamos que os voos saiam pela manhã e não ao meio dia, pois é necessário que haja a possibilidade de voltar no mesmo dia”, salienta.

Voos para São Paulo só em 2013

A companhia NHT Linhas Aéreas deverá ser a responsável pelos voos em Lages. No entanto, não há nada oficial. Em matéria publicada no Correio Lageano em outubro, o diretor da empresa, Jeffrey Kerr, afirmou que iria fazer o pedido de operação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na ocasião ele disse ainda, que será necessário uma adequação da malha aeroviária e no primeiro momento os voos serão para Florianópolis. “No início de 2013 devemos começar com os voos até São Paulo, com uma aeronave MB 120, com capacidade para 30 passageiros”, destacou Jeffrey. 

Fonte: Correio Lageano - Foto: Silviane Mannrich