BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

11/12/13 - Governo federal vai impulsionar voos

Governo federal vai impulsionar voos

O Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, é um dos contemplados pelo Governo Federal no Programa de Incentivos a Voos Regionais. A notícia, oficializada na semana passada, reacende a expectativa dos lageanos para que a cidade tenha voos regulares, especialmente com destino a São Paulo.

Na semana passada, o vice-prefeito, Toni Duarte, esteve em Brasília, participando de uma reunião para acertar detalhes sobre o programa. “Foi uma reunião exclusiva com Santa Catarina, na qual foram apresentadas as etapas que cada município tem que fazer para financiar a infraestrutura”, explica.

O vice-prefeito destaca que o aeroporto de Lages está com a infraestrutura bem à frente da do restante do Estado. “Estamos melhores até mesmo do que alguns aeroportos em funcionamento”, diz.

O local recebeu na última semana a visita de técnicos que demarcaram a área do aeroporto com GPS. Na próxima semana, uma equipe de engenheiros deve vir à cidade para, juntamente com técnicos locais, fazer um levantamento do que está faltando.

Toni acredita que pequenas alterações, como o cercamento da pista de pouso e melhorias no saguão e hangares, devem ser pedidas. “No mais, está tudo em ordem. Hoje, o que falta é um empurrãozinho, quem sabe político, para que a companhia Azul venha atuar em Lages”, comenta Toni. O vice-prefeito se refere à companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que tem projeções para atuar na cidade a partir de 2014.

Valores: Toni ressalta que um dos entraves na hora de trazer voos para Lages, é o preço cobrado nas passagens. Segundo ele, o Programa de Incentivos a Voos Regionais prevê a destinação de subsídios para que os preços sejam mais baixos e que Lages está buscando meios para conseguir também estes subsídios.

A intenção do município é operar com uma linha Lages/São Paulo com preços os mais próximo possíveis dos praticados na linha Florianópolis/São Paulo. “Para criar o hábito de usar o aeroporto de Lages precisamos de tarifas competitivas e isso depende de um subsídio Federal, até que tenhamos uma demanda suficiente”, explica.

Aeronave: O vice-prefeito afirma que a Azul deve operar em Lages com uma aeronave modelo ART 72,que tem capacidade para até 68 passageiros. Segundo ele, a pista do aeroporto de Lages, que tem 1,5 mil metros de extensão, tem capacidade suficiente para receber uma aeronave deste porte. A reportagem tentou entrar em contato com a Azul, por telefone e e-mail, mas não obteve uma resposta até o fechamento desta edição.

O Programa

Lançado no ano passado, o programa vai investir R$ 7,3 bilhões em aeroportos regionais de todo o Brasil.

O programa visa fortalecer e ampliar malhas aeroportuárias regionais no país, além de aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao passageiro, agregando novos aeroportos à rede de transporte aéreo regular e aumentando o número de rotas operadas.

Fonte: Correio Lageano