BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

29/04/13 - Aeroporto de Lages continua sem operar

Aeroporto de Lages continua sem operar

Anac terá de avaliar documentação que pede a mudança de rota

Anunciados para iniciarem hoje, os voos que partem do Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, ainda não vão acontecer. De acordo com a Brava Linhas Aéreas, 29 de abril é a data em que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dará início à avaliação dos documentos. A Anac tem até dez dias para aprovar ou não o início das operações.

De acordo com o representante comercial da Brava em Lages, Henri Baraillon, a partir de hoje, a qualquer dia os voos regulares podem ser autorizados. “Hoje eles (Anac) começam a avaliar a documentação, mas isso não significa que teremos voos a partir de hoje. Eles só serão autorizados quando a Anac apresentar a liberação”, explica.

Segundo Henri, não há nada acertado ainda, tanto que ele não tem, sequer, autorização para que sejam vendidas as passagens aéreas. “Se a Anac aprovar o pedido, os voos podem começar até dez dias após o início da análise”, diz.

A rota passa mais uma vez por avaliação, porque no último dia 17, a Brava solicitou uma alteração para que Curitiba (PR) substitua Porto Alegre (RS) nos percursos. O pedido está sob análise do Horário de Transporte (Hotran), órgão subordinado à Anac.

Adequações executadas

O gerente do aeroporto em Lages, Klaus Klinger, garante que todas as adequações solicitadas pela Anac, como a colocação de rampas de acesso para cadeirantes na área de embarque e desembarque, já foram executadas. “Estamos apenas aguardando a liberação dos voos”, afirma.

O último voo comercial que decolou do Aeroporto Federal aconteceu em 30 de janeiro de 2009. Foi um voo vindo de Joaçaba que pousou em Lages, embarcou seus passageiros e decolou em direção a Florianópolis.

Fonte: Correio Lageano - Foto: Núbia Garcia