BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

06/11/13 - Aeroporto fechado é pintado duas vezes

Aeroporto fechado é pintado duas vezes

Mesmo sem previsão de iniciar suas atividades, o terminal de passageiros do Aeroporto Regional do Planalto, em Correia Pinto, será pintado pela segunda vez. E, caso demore para iniciar a operar, pode receber uma terceira pintura. A informação é de um funcionário que prefere não se identificar e foi confirmada pelo superintendente regional do Deinfra, Narciso Leal Narciso, que fiscaliza a obra.

Narciso argumenta que a pintura é necessária para o local não ter uma aparência de abandono e ser alvo de roubos ou atrair vândalos. 

De acordo com ele, a manutenção do terminal com as pinturas não gera custo adicional no contrato de licitação que a empresa Prumo Engenharia, de Campos Novos, venceu.

O valor da licitação para construir o terminal de passageiros e fazer os acessos internos do aeroporto, foi de R$ 4,3 milhões, segundo ele. “Mais R$ 350 mil para o sistema de combate a incêndio”, completa.

Complicação | O aeroporto de Correia Pinto começou a ser construído há 11 anos e a previsão é que seja inaugurado no ano que vem.

Para terminar a obra, falta pavimentar o acesso que tem 1,2 Km, construir uma rótula, interligar a alta tensão, sinalizar a pista e instalar a telefonia.

O atual entrave da obra é porque o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aprovou a construção da rótula em um local que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) considera  impróprio.

Evolução| Através de  convênio com o Banco do Brasil, o Governo Federal investirá em 200 aeroportos do país. O Consórcio Aerovoos ganhou a licitação e o engenheiro agrimensor Jorge Mello, afirma que o aeroporto de Correia Pinto receberá, até o final do ano, dois marcos de controle que permitirão a instalação de equipamentos de pouso e decolagem. Isso fará com que possa operar em dias de chuva, neblina ou com outras adversidades climáticas?

Fonte: Correio Lageano - Foto Susana Küster