BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

01/02/12 - Reforma do aeroporto deve estar concluída em dois meses

Reforma do aeroporto deve estar concluída em dois meses

O Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo deve entrar em funcionamento em até dois meses, quando a reforma do terminal de embarque estiver concluída. Porém, segundo o secretário do Meio Ambiente, Luiz Marin, a empresa contratada tem um prazo de 45 dias para finalizar as obras.

O piso foi trocado por antiderrapantes, além da reforma dos banheiros e a adaptação de um banheiro para deficientes. A sala do gerência também será construída no segundo andar. “Assim teremos uma visão geral do aeroporto, na sala antiga a visibilidade era de apenas uma parte do local”, explica o gerente Holdann Taborda. A reforma que está sendo custeada pelo município será no valor de cerca de R$ 180 mil. De acordo com Holdaan, a pista já está pronta para receber os voos, o recapeamento foi concluído, falta agora o balizamento e a sinalização que será concluída em três dias para que os voos noturnos também sejam possíveis. O Governo investiu R$ 1,5 milhão no recapeamento da pista.

Também está prevista a construção de uma rótula na entrada do aeroporto na BR-282. “O acesso ao aeroporto é muito perigoso, e o fluxo de veículos é muito grande, muitas vezes temos que ficar até dez minutos esperando para poder entrar”, afirma Holdann.

A empresa Trip Linhas Aéreas será responsável em administrar os voos, que serão regulares de segunda a sexta-feira com destino a Porto Alegre e São Paulo. A empresa já entrou com o pedido junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em Lages. Após a liberação a empresa irá escolher o local dentro do terminal de embarque e realizar os treinamentos.

A princípio a aeronave utilizada será uma ATR 72 com capacidade para 90 passageiros. “Temos uma boa demanda que procuram voos para São Paulo, de cada 10 ligações que recebemos oito são de pessoas interessadas em viajar para o estado paulista. Ainda não termos voos para outros destinos, Florianópolis, por exemplo, é inviável porque a distância não compensa e o custo de uma viagem de carro é bem menor”, salienta o gerente.

Cindacta II fará a vistoria do aeroporto

Nesta quarta-feira uma aeronave da Força Aérea Brasileira pousou no aeroporto para trazer oficiais para o Morro da Igreja em Urubici. No próximo dia 19, uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) fará a vistoria do aeroporto. “Todos os anos eles fazem uma análise das irregularidades. Eles irão verificar se o que foi solicitado no ano anterior foi resolvido e se está tudo de acordo com as normas. Se tudo estiver correto eles farão a homologação e a liberação para que o aeroporto entre em funcionamento por parte da aeronáutica”, destaca Holdann.

Fonte: Correio Lageano