BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

11/02/14 - Aguardada a liberação para voo diário

Aguardada a liberação para voo diário

O sonho de um voo regular diário de Lages para São Paulo está mais perto de se tornar realidade. Isso depende da inclusão de Lages em programa federal que incentiva a instalação de linhas em aeroportos regionais. O prefeito Elizeu Mattos já manteve encontro com os representantes da Azul Linhas Aéreas, no qual foi discutido o projeto.

O diretor Institucional da Azul Linhas Aéreas, Victor Rafael Rezende Celestino, afirmou que a empresa tem a intenção de vir para Lages e aguarda que o governo federal conclua a inclusão de Lages no programa de incentivos aos aeroportos regionais dentro do Plano Regional de Aviação do Programa de Investimento em Logística, para que Lages conte com voos diários. “Aguardamos apenas o ‘ok’ na liberação dos subsídios. Assim que for autorizado Lages será o primeiro município a ser contemplado”, garantiu.

Isso possibilitará que a linha em Lages tenha subsídios federais que barateiem o custo das passagens. A expectativa é que o aeroporto de Lages seja o primeiro a receber o subsídio. Ao prefeito Elizeu Mattos cabe buscar esse apoio. O senador Luiz Henrique da Silveira disse que irá conversar com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, e o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, para agilizar processo.

Demanda: A Azul fez levantamento onde confirma a viabilidade para o voo. Informações extraoficiais apontam que a linha pode entrar em operação em meados de julho. Antes de a empresa começar a operar, a Anac precisa fazer a homologação do aeroporto, observando se o terminal tem capacidade para receber as aeronaves da empresa. O procedimento havia sido feito para os voos da Brava, mas com a troca de empresa, outra vistoria precisará ser feita.

Brava suspende voos no Estado

A Brava Linhas Aéreas chegou a possuir linha que ligava as cidades de São Miguel do Oeste, Concórdia, Lages e Florianópolis. Em  Lages as operações iniciaram em 10 de junho, com avião para 19 passageiros, mas o serviço foi interrompido duas semanas depois, após apenas cinco pousos do avião. Em seguida a empresa alegou que o avião modelo LET entrou em manutenção e não voltou a operar.

Agora a empresa suspende todas as operações aéreas no estado e não sabe quando poderá voltar a operar. Problemas com documentos de aviões e funcionários seriam a causa da paralisação.

A empresa pretende voltar a operar no futuro, com renovação da frota, mas não há previsão de  data para isso acontecer. As passagens que haviam sido vendidas poderão ser usadas quando a empresa retomar os voos.

                                                                            Fonte: Correio Lageano - Foto: Joana Costa