BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

04/07/12 - Acesso é o próximo passo para aeroporto regional ficar pronto

Acesso é o próximo passo para aeroporto regional ficar pronto

Ligação de 1,2km foi autorizada pelo governador e é vital para a utilização da estrutura aeroviária

Ainda faltam o prédio dos bombeiros, instrumentos para voo, acesso ao Aeroporto Regional do Planalto Serrano e pavimentação das vias internas. O terminal de passageiros e a pista, que são as obras mais caras, já estão praticamente concluídas.

Na última sexta-feira, o governador Raimundo Colombo autorizou a licitação da construção do acesso ao aeroporto. Serão 1,2 km que ligam o terminal até a rodovia BR-116. O edital, porém, ainda não está disponível.

O superintendente do Deinfra em Lages, Narciso Leal Narciso, explica que, com o acesso vai ser possível concluir os 2% restantes da obra do terminal de passageiros. “São questões de abastecimento, como água e energia elétrica, que vêm junto com o acesso”, explica.

Entre as outras obras em curso, existe a seção contra incêndio, que está 41,2% completa. Narciso diz que esta construção pode ser feita em um mês, mas a intenção é se terminar entre agosto e setembro para evitar depredações. “Enquanto se tem obra, tem gente lá cuidando”, explica.

Outro ponto que está em andamento é a parte de sinalização e instrumentação de voo. A pouco mais de um mês do fim do prazo destas obras (dia 8 de agosto), pouco menos de 23% dos serviços estão completos.

Para a liberação do aeroporto é necessária também a pavimentação dos acessos internos, bem como a construção do estacionamento. As obras do aeroporto iniciaram em 2002 e foram marcadas por várias paralisações.

Datas que marcaram a obra

1999
  • A própria Aeronáutica reconheceu a importância estratégica de um novo aeroporto na região. A constatação ocorreu durante visita da presidente da Acil, Isabel Baggio; do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Lauro Cesar da Costa e do comandante Ricardo Sell Wagner, ao prefeito de Correia Pinto, Demerval Batista. A informação foi publicada no dia 3 de fevereiro.

2002
  • O governador de Santa Catarina, em exercício, Paulo Bauer, lança em Correia Pinto o edital para a construção da primeira etapa da obra do Aeroporto Regional do Planalto Serrano. Essa foi a informação publicada na edição do dia 22 de janeiro, aumentando a expectativa para o início dos trabalhos.
2002
  • O governador Esperidião Amin recebeu em seu gabinete, em Florianópolis, diversas lideranças da Serra Catarinense para a entrega da ordem de serviços para a empresa Sul Catarinense. A empresa pediu prazo de alguns dias para remanejar homens e equipamentos até o município de Correia Pinto.

2003
  • Há seis meses sem receber recursos do Governo Federal, a empresa Sul Catarinense reduz ritmo das obras, que depois param completamente.
Fonte: Correio Lageano