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14/04/12 - Governador Raimundo Colombo apresenta Aeroporto de Correia Pinto ao ministro da Aviação Civil Wagner Bittencourt

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A ideia era mostrar os dois aeroportos macrorregionais que devem substituir Lages e Forquilhinha nas operações aéreas do Planalto Serrano e da região Sul.

Em audiência com o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, em Brasília, na terça-feira (3), o governador Raimundo Colombo conseguiu encaminhar uma demanda crucial para o desenvolvimento da região Oeste: o aeroporto de Chapecó. O investimento está orçado em R$ 13 milhões, com R$ 8 milhões por parte do Estado e o restante do município.
Proibido de operar com aviões de larga escala, como os boings, o aeroporto está em funcionamento apenas com aviões bimotores, com capacidade para cerca de 60 pessoas. “Já estamos tomando todas as providências para que o aeroporto de Chapecó volte a operar normalmente e com uma capacidade maior.”, disse Colombo.

Para solucionar o problema, o Governo de Santa Catarina iniciará nas próximas semanas uma intervenção para obras estruturais na pista, que vão permitir que opere com aeronaves de maior porte. As obras estão previstas para durar entre 60 e 75 dias, mas nesse período o aeroporto não poderá funcionar. Porém, antes da audiência, o aeroporto corria o risco de não poder operar mesmo após as obras.

Aeroporto Regional do Planalto Serrano

Na oportunidade o governador Raimundo Colombo apresentou os aeroportos de Correia Pinto e de Jaguaruna, que já estão em fase final de construção e devem estar concluídos em cerca de 150 dias e 90 dias, respectivamente. A ideia era mostrar os dois aeroportos macrorregionais que devem substituir Lages e Forquilhinha nas operações aéreas do Planalto Serrano e da região Sul.

Outros aeroportos

Na reunião foram assinados convênio para a aquisição de quatro caminhões anti-incêndio para os aeroportos de Chapecó, Caçador, Concórdia e Joaçaba. Cada veículo tem o custo aproximado em R$ 1,5 milhão e o convênio prevê uma contrapartida de 20% do Estado. A falta de um caminhão anti-incêndio especificado pela Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) podia manter o aeroporto interditado.

Fonte: Jornal Nossa Terra