BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

03/07/12 - Sem data para Lages ter voos regulares

O aeroporto de Lages ainda precisa de readequações que vão custar mais de R$ 800 mil para ser homologado pela Anac. 

O aeroporto de Lages vai continuar por mais um tempo sem receber voos comerciais. A informação é do administrador do aeroporto, Henri Baraillon. A parte estrutural está pronta, mas para ser homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) são necessários realizar pelo menos três projetos que custarão mais de R$ 800 mil. Ainda não se tem certeza de onde virão os recursos. O prazo dado anteriormente, de que o aeroporto estaria funcionando no início de julho, se mostra inviável, segundo Baraillon. 

Com todo o instrumental pronto, o terminal reformado e a pista pronta, o aeroporto depende agora de projetos técnicos e de documentação. Segundo Henri, um dos pontos para se conseguir a homologação da Anac é um manual de regulamentação de segurança operacional. Este documento precisa ser feito por um gestor formado em ciências aeronáuticas e demora de 30 a 90 dias para ficar pronto. 

O prazo, porém, só começa a correr depois que se conseguir o dinheiro para pagamento de tal serviço. O montante gira entre R$ 60 mil e 80 mil. Sem isso, não existe possibilidade de homologação. “A Anac vai estar aqui no mês de julho, vendo a parte de documentação e segurança”. 

Outro projeto que precisa ser realizado para se conseguir iniciar as operações é a instalação de parar-raios e circuitos elétricos realinhados. Segundo Henri, seriam necessários entre R$ 250 mil e R$ 280 mil para a colocação desses equipamentos. 

O terceiro ponto é o cercamento do aeroporto. Hoje o terreno é delimitado com uma cerca de arame-farpado. Henri explica que seriam necessário 6 mil metros lineares de tela (tipo a de alambrado), palanques e uma cinta de concreto para fixação. Este projeto seria o mais caro, cerca de R$ 500 mil. Por causa do valor, a lei exige que seja feita uma licitação, mas, é necessário o dinheiro. “Nos falta definir de onde virá a verba”, diz Henri. 

O diretor do aeroporto está negociando com a Secretaria Regional de Desenvolvimento para conseguir uma verba extra. O aeroporto é administrado pela prefeitura e, de acordo com o calendário eleitoral, não pode receber transferências estaduais depois de 7 de julho, se as obras não estiverem em andamento. A assessoria de comunicação da Secretaria Regional de Desenvolvimento informou que o Governo do Estado trata o aeroporto de Lages como prioridade e auxiliará no que for necessário. 

NHT Linhas Aéreas já mostrou interesse em operar 

O diretor-presidente da última operadora de transporte aéreo que operou em Lages visitou o aeroporto Correia Pinto de Macedo na última sexta feira (29/06). Segundo o administrador do aeroporto Henri Baraillon, a NHT deu um parecer positivo para o início da operação, só dependendo da homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “A empresa está sob nova direção, foi toda reestruturada”, conta o administrador. 

Henri explica que o único ponto a ser acertado é a bilhetagem mínima necessária para operação. Quando operou em Lages, em 2009, a média era de quatro passageiros por dia, enquanto o necessário seriam 10. Sobre a empresa Azul/Trip que foi citada em reportagem do Correio Lageano (30/05/2012), como possível interessada na operação em Lages, Henri explica que não existe informações a respeito. “A companhia não procurou a gente. O município e o aeroporto não foram procurados, talvez o Estado ou o Governo Federal tenham sido contatados”.

Falta de aeroporto atrapalha vinda de empresas

A montadora de caminhões Paccar, que cogitou a instalação em Lages teve como um dos pontos de sua escolha por Ponta Grossa/PR o aeroporto com voos regulares. A falta de um serviço de linhas aéreas dificulta a negociação com empresas, revela o consultor de Assuntos Estratégicos do Estado, Marcelo Schlichting. “Indepentende de ser empresa A ou B, a escolha do local passa pela necessidade de um aeroporto”, explica.

Para ele, as regiões precisam de uma infraestrutura mínima para a instalação de grandes empresas, que tem alto fluxo de executivos. “Até empresas que já estão se instalando em Lages necessitam de um voo diário”, diz o consultor de Assuntos Estratégicos..

O que é a homologação?

Homologação é o parecer da Agência Nacional de Aviação Civil para o início de voos com instrumentos. Hoje o aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo está credenciado somente para operação visual.
Fonte: Correio Lageano