BLOG EM CONSTRUÇÃO ...

07/08/13 - Aeroporto do Planalto Serrano, lentidão em obra atrasa desenvolvimento regional


A Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) reafirmou o apoio à conclusão do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado em Correia Pinto, cujas obras iniciaram há 12 anos. O aceno foi feito pelo presidente Ciro José Cerutti na segunda-feira, 5, em reunião com os prefeitos Vânio Forster, de Correia Pinto, e Garibaldi Antônio Ayroso, de Rio do Sul.

A ACIRS acompanha a evolução das obras na serra desde 2011. Para que o aeroporto entre em operação, etapas importantes ainda precisam ser vencidas. Entre elas está a construção de uma rotatória e do acesso de dois quilômetros pela BR-116/SC, cujas obras estão em andamento. Há a necessidade ainda de adequações na rede interna de energia elétrica, de calçadas para portadores de necessidades especiais e do cercado do sítio aeroportuário. Equipamentos no terminal de passageiros e instrumentos de apoio à navegação também aguardam instalação.

Outra definição importante diz respeito ao formato da gestão do empreendimento, o que irá possibilitar um avanço significativo rumo à homologação do aeroporto. “Precisamos concentrar as solicitações de forma técnica e pontual. Essa é uma das bandeiras por infraestrutura levantada pela ACIRS. Há uma demanda reprimida no Vale do Itajaí e no Meio Oeste por voos regulares. Vamos cobrar, falar o que tiver que falar, fazer pressão”, afirmou o presidente da ACIRS.

Além da conclusão da obra, o prefeito de Correia Pinto manifestou preocupação em atrair companhias aéreas. “Será mais fácil convencê-las de atuar em Correia Pinto se eles perceberem que esse é o desejo das prefeituras, entidades, associações e empresas de ambas as regiões”, afirmou Forster. O prefeito de Rio do Sul concordou em unificar os esforços. “Com o apoio de todos os prefeitos da região conseguiremos sensibilizar o governador Raimundo Colombo sobre a necessidade desse serviço para o desenvolvimento econômico da região”, argumentou.

 Durante a reunião foram abordados ainda outros projetos de interesse comum, como a ampliação da rede de distribuição de gás natural; a duplicação de toda a BR-470/SC de Navegantes até a interseção com a BR-116/SC; e o Corredor Ferroviário de Santa Catarina, cujo traçado de consenso deve percorrer o Vale do Itajaí.

 Acompanharam o encontro o vereador José Carlos Vargas Mariano, de Correia Pinto, e o assessor parlamentar do deputado estadual Jorge Teixeira, Sergio de Andrade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Associação Empresarial de Rio do Sul / FASISC